Vídeos

Visitas

segunda-feira, 31 de março de 2014

APIME participa de atividade de formação de Professores na Estação Ecológica de Caetés

No dia 26 de março de 2014, dentro da programação do Projeto Educadores Ambientais, na Estação Ecológica de Caetés (Esec Caetés), no município de Paulista a APIME participou do 6º módulo do curso, onde proferiu palestra,  que abordou o tema "Abelhas e Meio Ambiente - Produção, Consumo e Sustentabilidade", ministrada por Alexandre Moura e Adgerlan Codácio.
A Gestora da Estação Ecológica de Caetés, Sandra Cavalcanti (na foto a 3a. a direita), explanando sobre o Curso de Formação de Educadores Ambientais. Ao seu lado (direito da foto) a representante da Transpetro, Sra. Patrícia

 
Além dos Professores houve a participação de integrantes da CIPOMA - Companhia Independente de Polícia de Meio Ambiente, de servidores da Agência Pernambucana de Meio Ambiente - CPRH, do Presidente da Associação dos Produtores Rurais de Mumbeca - APRUMU - Paulista -PE e da entidade SERTA que também ministrou palestra dentro da programação do curso
Servidores da CPRH, integrantes da CIPOMA, representante do SERTA (ao lado do pilar) - Sr. Humberto Cariry e do Presidente da APRUMU, Sr, Tiago Melo (ao fundo lado direito).

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer uma colônia de abelha uruçu, M. scutellaris, o seu ninho e suas estruturas. Ainda degustaram mel de abelha.

Adgerlan Codácio (APIME) conduzindo a Aula Prática com a demonstração de uma Colônia de Uruçu (Melipona scutellaris)



Momento da degustação do mel.

Para a APIME a importância dessa iniciativa, um curso para Educadores Ambientais, é de oferecer através de uma abordagem diferenciada da técnica-produtiva-comercial elementos outros a aplicação dos conhecimentos sobre meio ambiente formação cidadã de seus alunos dentro e fora da sala de aula.

Nesse formato, a apresentação contemplou três momentos: um "As abelhas" sua importância na natureza e sua diversidade. A sociedade das abelhas abordando alguns aspectos organizacionais sobre a colônia relacionados com a organização da sociedade humana. A atividade apícola, foi outro momento da apresentação, com abordagem sobrea a atividade apícola e  os princípios do valor sobre a Produção, Consumo e Sustentabilidade.

Os 25 professores participantes do curso de formação são da EREN Escola Estadual Luiz Rodolfo de Araújo Júnior, do município de Abreu e Lima - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão