Vídeos

Visitas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Primeira Unidade de Conservação Estadual da Caatinga é criada em Pernambuco



No dia 30 de janeiro de 2012 foi criado o Parque Estadual Mata da Pimenteira, com 887,24 hectares no município de Serra Talhada - PE (500 km do Recife).


Esta é a primeira unidade de conservação estadual criada no Bioma Caatinga no Estado de Pernambuco. Outras unidades de conservação federais já existem, como o Parque Nacional do Catimbau (Buique - PE) e a APA do Araripe (Chapada do Araripe).
A criação do Parque Mata da Pimenteira foi resultado de uma articulação de diversas instituições junto à recém criada Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado de Pernambuco.
A referida área protegida abriga uma riqueza faunística significativa, com a presença de animais como catetos, gatos do mato, onças sussuarana, macacos prego, abelhas nativas entre outros.

 A APIME como entidade integrante do Conselho Estadual do Meio Ambiente  apoiou essa iniciativa desde os primeiros momentos.
APIME

 
DECRETO ESTADUAL


Consema aprova criação do Parque Estadual Mata da Pimenteira

16/12/2011                                                                       Fonte: SEMA PE - http://www2.semas.pe.gov.br


O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) se reuniu na manhã desta sexta-feira (16/12) para a última reunião do ano. Na pauta estava a votação da proposta técnica para criação do Parque Estadual Mata da Pimenteira que será implantada em Serra Talhada, a 450 Km do Recife. Com apenas duas abstenções e 20 votos a favor, o Conselho aprovou a criação daquela que será a primeira Unidade de Conservação (UC) estadual em área de Caatinga. Até o final do ano a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) vai encaminhar ao governador, Eduardo Campos, a minuta de lei para criação do Parque.

No início deste ano técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Semas, começaram o processo de análise e reconhecimento das áreas que vão compor essa UC. Com 887 hectares, o Parque Estadual Mata da Pimenteira será composto por fragmentos da Serra Talhada, Serra Branca e da Mata da Pimenteira, que vai dar nome ao Parque. A criação da UC vai contribuir para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da Caatinga naquela região.

As características biológicas da área e a necessidade de ampliar as atividades de pesquisas já existentes no local levaram os técnicos da Semas e da CPRH a categorizar a UC como Parque Estadual permitindo assim a realização de atividades ecoturísticas ressaltando as vocações naturais, culturais, artísticas, históricas da região.

O secretário executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Semas, Hélvio Polito, explicou que área onde será implantada a UC foi identificada, segundo estudos da UFRPE, como área de alta importância biológica para conservação. "A Universidade de Pernambuco e a UFRPE já possuem centros de pesquisa naquela região. O Parque Mata da Pimenteira será o quintal das universidades, possibilitando que elas realizem pesquisas criando assim uma cadeia de informações para preservação da Caatinga, um Bioma ainda pouco estudado na sua biodiversidade", enfatizou.

Em junho deste ano a Semas instituiu o Comitê Executivo para Implantação de Unidades de Conservação em Pernambuco. Desde que foi criado o Comitê já identificou outras 12 áreas prioritárias na Caatinga para criação de novas UC's.


http://www2.semas.pe.gov.br/web/sectma/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=6998 


http://pib.socioambiental.org/es/noticias?id=109675



Carta (via e-mail) enviada às diversas instituições pela SEMAS comunicando da assinatura do Decreto efetivando a Criação do Parque da Pimenteira

Caros(as) Amigos(as),

É com grande satisfação que informamos da assinatura, pelo Governador Eduardo Campos, do Decreto Nº 37.823, de 30 de Janeiro de 2012, que Cria o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no Município de Serra Talhada, neste Estado.
Esta é a primeira Unidade de Conservação da Natureza , instituída em Pernambuco, pelo Governo Estadual no Bioma Caatinga.
A criação desta Unidade, fruto da iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, UFRPE (Unidade Serra Talhada), Aspan e Governo de Pernambuco, é uma conquista para todos os “Caatingueiros” de Pernambuco e do Nordeste brasileiro.
A Unidade de Conservação está inserida numa propriedade do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, denominada Fazenda Saco, distando cerca de 3 km da Cidade de Serra Talhada, possuindo aproximadamente 887,24 ha.
Mando, em anexo, cópia do Decreto, que foi publicado no diário Oficial de 31 de janeiro de 2012, para o conhecimento e divulgação de todos.
Abraço,
Hélvio Polito Lopes Filho
SEMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Outras informações:
http://www.pe.gov.br/blog/2012/01/19/mata-da-pimenteira-em-serra-talhada-a-450-km-do-recife-e-a-primeira-reserva-estadual-de-caatinga-de-pernambuco/

http://www.interblogs.com.br/sergioxavier/clip.kmf?cod=12825397&pagina=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão