Vídeos

Visitas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cirque du Soleil 2012 e a APIME

      Entre ambientalistas pernambucanos afirma-se que nas lutas ambientais  "as vitórias são temporárias e as derrotas são definitivas". Porém,  esta semana nos enviaram um e-mail dizendo que a regra teve excessão:
        Foi que a luta, em 2009,  contra a instalação do Circo de Soleil no Memorial Arcoverde - Olinda - PE,   não foi em vão.  Este ano, 2012. o Circo não irá mais se instalar naquele Parque.
Para recordar,  em 2009, o Circo de Soleil fixou suas instalações na área do Parque Memorial Arcoverde, localizado no Complexo de Salgadinho - Olinda - PE, onde eliminou muitas árvores, asfaltou grande área, impermeabilizando solo, destruindo um campo de futebol e duas quadras de tenis e impedindo o acesso da população humilde moradora dos bairros circunvizinhos, até hoje.
       A APIME se posicionou contra a instalação do Circo no local e integrou junto a outras instituições essa luta, em razão do Circo ocasionar diversos prejuízos sócio-ambientais. A discussão passou, além das questões ambientais, pela inversão dos valores em que o interesse privado (do Circo)  estava sendo incentivados pelo Governo do Estado em detrimento do interesse público.
     As árvores elimindas e as outras que morreram depois da saída do Circo serviam de suporte alimentar para diversas espécies da localidade, pássaros, morcegos, timbus, saguis e inclusive das abelhas nativas que existiam no meliponário do Espaço Ciência (que fica no interior do Parque).
       Outro absurdo foi que A EMPETUR (do Governo do Estado) prestou queixa na Delegacia de Defesa do Patrimônio Público (um inquérito policial), por um grupo de ambientalistas ter plantado dezenas de mudas na área depois que o Circo partiu deixando a área degradada.
      O Ministério Público cobrou e ainda cobra do Estado (Empetur) a recuperação da área. A população até hoje não utiliza da área para seu lazer.
       Mas, neste ano o Circo de Soleil não se instalará no Parque Memorial Arcoverde.
       Fiquemos atentos, pois as vitórias ambientais são temporárias e as derrotas definitivas.
       Valeu a luta!

Abaixo, notícias sobre o assunto.
A história sobre a degradação do Memorial com a chegada do Circo -
http://aspan-pe.blogspot.com/

Artigo - São João e o Circo de Soleil
http://festivalecologicodepernambuco.blogspot.com/2009/06/uma-procissao-de-sao-joao-e-o-circo-de.html

Jornal do Commercio
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2011/10/28/promotor-quer-cirque-du-soleil-longe-do-memorial-arcoverde-20428.php

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/artes-cenicas/noticia/2011/06/08/polemicas-maracaram-a-passagem-do-cirque-du-soleil-por-pernambuco-6782.php

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/imagem-e-som/noticia/2011/12/16/novo-local-para-o-cirque-du-soleil-25786.php

Fundação Joaquim Nabuco - Artigo do Economista Ambientalista Clóvis Cavalcanti
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=1329&textCode=13227&date=currentDate

Blog Acerto de Contas
http://acertodecontas.blog.br/atualidades/diversao-para-poucos-prejuizo-para-muitos/


03/01/2012 19:00:00

Mudança no local das instalações do Cirque du Soleil

Terreno da aeronáutica foi escolhido para abrigar o espetáculo
Jornal Pizón - Sociais por:
Com primeira apresentação confirmada para o dia 30 de março de 2012, o  Cirque du Soleil não mais ficará no Memorial Arcoverde, onde passou uma temporada em 2009. O grande problema é que o local procura evitar a polêmica da última passagem da trupe gringa pela cidade, que ocorreu no Parque Memorial Arcoverde, em 2009. O problema foi a devastação que tomou conta do lugar onde a companhia armou suas tendas. A Empetur deveria replantar as árvores e requalificar o espaço depois da temporada do Cirque, mas a área cedida se transformou em um grande estacionamento. Para 2012, a trupe montará suas tendas num grande terreno da aeronáutica que fica na avenida Boa Viagem, onde hoje recebe o circo Tihany.



Um comentário:

  1. Não foi em vão. Toda luta é importante, podemos sentir neste momento. O tempo passa rápido mas parece que foi ontem. Os artigos indicados neste bog, postados na ocasião, refrescam a memória.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão