Vídeos

Visitas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Brasileiro comandará a Convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU



ONU nomeia brasileiro para comandar debate sobre diversidade biológica


Bráulio de Souza Dias atualmente exerce a função de secretário de Biodiversidade
 e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (Foto: Divulgação/ UN Photo)

São Paulo – A Organização das Nações Unidas (ONU) nomeou o brasileiro Bráulio de Souza Dias para comandar a Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica da entidade. Atualmente exercendo a função de secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ele considera que o principal desafio é o de atrair mais adesões de países ao Protocolo de Nagoia, um tratado que prevê o compartilhamento de recursos genéticos.

A decisão foi anunciada por Martin Nesirky, porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nesta sexta-feira (20). Em comunicado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, comemorou a escolha para o mandato de quatro anos. O cargo tem status de secretário-geral adjunto da ONU e seu ocupante se reporta diretamente a Ban Ki-moon. Outras duas convenções da organização têm padrão semelhante, a de combate à desertificação e a de mudanças climáticas.

"Tudo que se faz na área de saúde e na área de agricultura é baseado em recursos genéticos. Então, o acesso a esses recursos é chave", analisou em entrevista à Rádio ONU. Em caso de pandemia, como foi a Gripe A em 2009, a cura e as vacinas dependem do acesso de pesquisadores a recursos genéticos de vírus e bactérias. "Então este é um assunto que tem grandes interesses não só ambientais, mas sociais e econômicos", lembrou Bráulio.

O Protocolo de Nagoia foi estabelecido na décima conferência das partes sobre biodiversidade realizada na cidade japonesa de mesmo nome em 2010. A participação brasileira foi considerada decisiva na articulação dos termos. Foram criadas regras para pagamento de royalties em caso de exploração de plantas medicinais a partir do conhecimento de comunidades tradicionais, como indígenas, por exemplo.

Aos 58 anos, o novo secretário de Biodiversidade da ONU é doutor em zoologia pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e acumula ampla experiência na formulação de políticas sobre o tema. Internacionalmente, participou, em nome do ministério brasileiro, do Comitê Intergovernamental de Negociação da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Com informações da Reuters e da Rádio ONU



VÍDEO:
Declarações da Ministra do Meio Ambiente e do Secretário Bráulio Dias




OUTRA MATÉRIA:
                                                                                             O secretário Nacional de Biodiversidade e
Braulio Ferreira de Souza Dias fala sobre sua indicação pelo secretário-geral das Nações Unidas para o cargo de secretário executivo da Convenção .... Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Braulio Ferreira de Souza Dias fala sobre sua indicação pelo secretário-geral das Nações Unidas para o cargo de secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias, foi nomeado nesta sexta-feira secretário executivo do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), com sede em Montreal, no Canadá. O anúncio foi feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, em Nova York. Dias sucederá o argelino Ahmed Djoghlaf.

"Vinte anos depois da Conferência Rio 92, quando a gente instituiu a convenção, um brasileiro, membro do governo brasileiro, assume a CBD. Esta é uma notícia espetacular, com a Rio+20 acontecendo agora em junho", disse a Ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira.
A ministra disse ainda que a nomeação de Bráulio Dias é o reconhecimento da atuação brasileira no setor. "É uma sinalização não só dos ótimos resultados que o Brasil tem na diversidade biológica, como o reconhecimento da liderança que o Brasil vem exercendo nos atos ambientais de natureza internacional."
Dias é bacharel em ciências biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em zoologia pela Universidade de Edimburgo. No MMA, ele é responsável pela supervisão de vários programas e participou das negociações da Convenção sobre Diversidade Biológica. O secretário também foi vice-presidente da União Internacional de Ciências Biológicas e coordenador do Comitê Gestor da Rede Interamericana de Informação sobre Biodiversidade.

Publicado em 20/01/2012, 18:45  Última atualização às 19:22

Sites sobre o assunto:

ONU - Inglês
http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=40993&Cr=biodiversity&Cr1=

ONU - Francês
http://www.un.org/News/fr-press/docs/2012/SGA1320.doc.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão