Vídeos

Visitas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Inauguração da UEPA - Sítio Queimadas em Brejo da Madre de Deus - Registros

A APIME participou  da inauguração da segunda Unidade de Extração de Produtos Apícolas UEPA localizada no Sítio Queimadas em  Brejo da Madre de Deus - Pernambuco. 

Esta Unidade beneficiará um grupo de apicultores na localidade. São eles, os senhores Valdeci Inácio Bezerra,  Josenildo Bezerra da Silva (Doda), Francisco Laureando da Silva (Chico)
José Elpídio da Silva (Moreira), José Alves da Silva (Zé Palê), Jânio da Silva. 




Foi uma atividade muito prazerosa por estarmos com apicultores e meliponicultores camponeses de uma região tão bela em cenários naturais e rica em cultura.

O Sítio Queimadas fica numa região de caatinga no município de Brejo da Madre de Deus. Uma região com muitos afloramentos rochosos e uma beleza indescritível.




A área para a construção da UEPA foi uma cessão do apicultor Sr. Valdeci, iniciativa que demonstra a grandeza dessas pessoas em favor do bem comum. 

A um tempo atrás, um grupo de agricultores  dessa localidade decidiram criar abelhas, mas estavam com dificuldade de um ambiente para a extração de seu mel, o que foi conseguido com a construção da referida Unidade, através de recursos obtidos pela Associação de Apicultores e Meliponicultores de Brejo  da Madre de Deus - Brejo Mel.

A reunião começou com a recepção dos convidados com um gostoso e farto lanche, com frutas, bolos, biscoitos, sucos e refrigerantes.








Antes de dar início a reunião todos foram convidados para conhecer a "Pedra do Letreiro" que fica ao lado da UEPA onde, para nossa grata surpresa, encontram-se pinturas rupestres, razão do nome dado. 

Depois, logo a frente, fomos conhecer o lajedo onde se acumula água da chuva entre fendas para uso da população e que esta mesma água também será usada para a UEPA. Trata-se de uma tecnologia social que tivemos o privilégio de presenciar sendo resgatada naquele local.




Sem contar que neste lajedo a vista da paisagem da caatinga é vislumbrante.




De volta para a UEPA, foi dado início a reunião com a abertura dos trabalhos por Luiz Aleixo, da APIME e Presidente da Federação de Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco e por Beth, Elizabeth Szilassy, em que falaram da importância e de como foi a luta para essa conquista.

Presidente da BREJOMEL, Sr. Josenildo Bezerra da Silva (Doda)
do  Sitio Queimadas – Brejo da Madre de Deus.

Foi aberta a palavra para os presentes. 

A APIME agradeceu o convite e enalteceu aquele momento que muito representava pelos diversos significados contidos em cada gesto, ação e conquista.
Parabenizou a todos os apicultores pela realização e afirmou que naquela comunidade estávamos presenciando a verdadeira agricultura e apicultura familiar. Que a comunidade trazia o resgate real do uso de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido. Foi afirmado que a APIME fica a disposição da Associação Brejo Mel no sentido de contribuir com este fabuloso trabalho.

O Sr. Josenildo Bernardino de Lima (Nildo) do Sítio Tabocas - Brejo da Madre de Deus,  meliponicultor, participante dessa reunião, nos fez uma bela surpresa e tirou de sua bolsa uma garrafa contendo o precioso mel de abelha canudo que trouxe para as pessoas degustarem.

Estava também presente o Sr. Junior extensionista do IPA de Caruaru que também em sua fala elogiou o trabalho dos apicultores e meliponicultores de Brejo.

Houve uma grande surpresa quando o Sr. Francisco João Cordeiro, meliponicultor e poeta foi convidado para falar e ele disse se podia declamar uns versos. Pediu licença, fez o Sinal da Cruz e começou em versos a relatar em um poema cantado a história da meliponicultura e apicultura em Brejo da Madre de Deus, citando um por um os criadores de abelhas e suas espécies criadas. Um momento emocionante!
Meliponicultor e Poeta Francisco João Cordeiro, autor do Poema das Abelhas
Um dia revigorante para todos aqueles que lutam por questões nobres do campo! Um exemplo!
Momento como estes nos fazem acreditar mais, que todos os esforços valeram e valerão a pena de serem aplicados.
Afixação da Placa de Inauguração da UEPA 


Presidente da BREJOMEL












Ao centro (camisa listada), Sr. Valdeci Inácio, apicultor que cedeu a área para construção da UEPA.
De Chapéu, o meliponicultor Nildo, Josenildo Bernardino de Lima,  que ofereceu mel de Canudo para degustação


Beth e Lula do Mel

Participantes da reunião de inauguração da UEPA - Sitio Queimadas

Encerramento da solenidade. A alegria da realização!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão