Vídeos

Visitas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA APIME EM 2014

No Ano Internacional da Agricultura Familiar (ONU), 2014, a APIME promoveu suas ações visando contribuir nesse processo de valorização desse importante setor produtivo que é a agricultura familiar.

JANEIRO

09 de Janeiro de 2014 - A APIME e a Estação Ecológica de Caetés promoveram curso de Iniciação à Meliponicultura voltado a capacitar servidores e parceiros da Unidade de Conservação para que possam lidar com as abelhas nativas naquela Unidade de Conservação.

17 a 18 de Janeiro de 2014 - APIME promoveu Curso de Iniciação à Meliponicultura para Produtores Rurais de Paulista da APRUMU II-  Associação de Produtores Rurais de Mumbeca II - APRUMU II, em Paulista  - PE.

MARÇO

 

Março de  2014 - A participação da APIME na reunião Conselho Estadual de Meio Ambiente – Consema, onde é entidade conselheira representando as ONGs Ambientalistas, garantiu a inclusão do Pagamento Por Serviços Ambientais,  polinização,  realizados pelas Abelhas Nativas


10 de Março de 2014 – A APIME ministra, na Estação Ecológica de Caetés , em Paulista – PE, palestra para as pescadoras e agricultoras do Porto Jatobá do Município de Abreu e Lima sobre a importância das abelhas nativas.



ABRIL

 


Abril de 2014 – A APIME em comemoração ao Dia da Caatinga (28 de Abril) participou de atividade na Universidade Católica de Pernambuco, onde juntamente com o Instituto Humanitas, a ASPAN e a ECOS homenagearam o Ecólogo Vasconcelos Sobrinho e foram discutidas problemáticas que ameaçam o bioma Caatinga.


MAIO

22 de Maio de 2014 – A APIME participa da realização de atividade comemorativa ao Dia do Apicultor no Município de Paulista – PE onde realizou uma Exposição sobre as Abelhas Nativas com a apresentação de abelhas uruçu.

23 a 24 de Maio de 2014 – A APIME participou em Araripina – PE, do X Encontro Estadual de Apicultura.

JUNHO

06 de junho de 2014 -  A APIME em comemoração à Semana de Meio Ambiente, ministrou o minicurso “Iniciação à Meliponicultura” para pescadores da Associação de Pescadores do Porto Jatobá no município de Abreu e Lima.

06 de junho de 2014 – A APIME participou em Caruaru, do I Encontro das Sementes Crioulas de Pernambuco e da construção da “Carta Política Padre Aguiar“ em prol das Sementes Crioulas.

JULHO

20 de julho de 2014 – No Jardim Botânico do Recife, a APIME proferiu palestra sobre a Importância das Abelhas dentro da proposta  Ciclo de Palestras - “Conversa Ambiental” do Jardim Botânico.

SETEMBRO

07 de setembro de 2014 – a APIME realizou com sucesso o I Seminário Caminhos da Meliponicultura na perspectiva da sustentabilidade ambiental e agricultura familiar.

07 de setembro de 2014 – A APIME, através de Nota recebe o Apoio e Reconhecimento da UNAMEL  pela realização do  Seminário da APIME “Caminhos da Meliponicultura na perspectiva da sustentabilidade ambiental e da agricultura familiar”.

Setembro – A APIME promove Palestra sobre a importância das abelhas nativas para agricultores da Zona Rural de Paulista, na área da Mata do Frio.

Setembro - A APIME promove Curso  de Iniciação à Meliponicultura  para agricultores da Zona Rural de Paulista, na área da Mata do Frio

NOVEMBRO

05 a 08 de novembro de 2014 - A APIME participou do Congresso Brasileiro de Apicultores e Meliponicultores realizado em Belém do Pará.

 Posicionou-se no Momento do Meliponicultor no Congresso quanto a ausência de discussões ambientais e principalmente sobre a defesa dos pontos positivos da Resolução do CONAMA 346 para os meliponicultores ou agricultores familiares.

·         Visitou o Meliponário da EMBRAPA Amazônia Oriental 

·     
Novembro de 2014 - A APIME teve a honra de receber o convite da Jornalista Clarissa Macau, da Revista Continente,  para contribuir com a matéria sobre mel de abelhas sem ferrão na Culinária.


OUTRAS IMPORTANTES  ATIVIDADES

APIME E JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE - Inauguração da Reabertura do Jardim Botânico do Recife, a Secretaria de Meio Ambiente do Recife fez discurso reconhecendo e elogiando o trabalho da APIME naquele espaço. O Prefeito do Recife elogiou o trabalho e agradeceu a parceria.

APIME E O PARQUE DOIS IRMÃOS – tradicionalmente a APIME participa de atividades para crianças que participam do Zooférias do Parque Dois Irmãos apresentando as abelhas nativas do meliponário da APIME naquele Zoológico.

A APIME participou da Criação da logomarca da Federação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores.


Um comentário:


  1. Imaginemos se tivéssemos uma APIME em cada Estado?


    Assim, pelo menos, teríamos representatividade para defender as ASF, encaminhar documentos oficiais, COBRAR respostas e fazer enfrentamento às políticas traíras que estão sendo implantadas, aos OLHOS DE TODOS, mas que parece que ninguem está vendo, pois não há organização nem mobilização para dizer que não são só os alucinados por grana que são cidadãos desse País!

    Parabéns Grupo Apime pelas ações concretas desenvolvidas!

    Que seja um bom exemplo a ser copiado...


    Jean
    SC

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão