Vídeos

Visitas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Morre o Ambientalista Ibsen de Gusmão Câmara

Almirante Ibsen de Gusmão Câmara em entrevista ao GLOBO em 28/03/1988 - Guilherme Bastos / Agência O Globo

O almirante presidiu a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e foi conselheiro de inúmeras organizações socioambientais. Ele também é considerado um dos fundadores do conservacionismo no Brasil.
Muito respeitado, ele liderou a campanha contra a caça de baleias no Brasil e também foi um grande defensor das Unidades de Conservação, com papel de destaque na criação de parques e reservas na Amazônia. A participação de Ibsen foi fundamental também na criação de Unidades de Conservação marinhas, como a Reserva Biológica Atol das Rocas, em 1979, o primeiro Parque Nacional Marinho do país.
Seu interesse e luta contra o desmatamento começou na juventude, quando comandou um flotilha de navios no rio Amazonas como militar da Marinha. Durante suas patrulhas pela região ele percebeu o avançado nível de desmatamento nas áreas por onde navegou. Desde então, passou a manter contato com organizações conservacionistas.
No livro "Água mole em pedra dura: dez histórias da luta pelo meio ambiente", de 2006, Marcos Sá Corrêa conta a história do almirante, que atuou também por Abrolhos, em 1983, e por Fernando de Noronha. Em dezembro de 2013 ele recebeu do Ministério do Meio Ambiente uma homenagem especial por sua dedicação às causas ambientais.
O ambientalista André Ilha lamentou a morte do almirante:
- Ele era um dos dinossauros da conservação da natureza no país, junto com outros nomes como Alceo Magnanini, Adelmar Coimbra Filho, Vanderbilt Duarte de Barros e Maria Tereza Jorge Pádua, uma geração que foi muito justamente celebrada no livro "Saudades do Matão" por seu trabalho em prol da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros. A melhor forma de reconhecermos a sua importância é levar adiante as suas bandeiras com o máximo empenho.
A jornalista e ambientalista Paula Saldanha também acredita que o legado do almirante não deve ser esquecido.
- É triste a perda do almirante Ibsen, grande batalhador das causas ambientais em nosso país, durante décadas. Seu exemplo de ambientalista ficará, com certeza, para todos nós - comentou Paula.

Fonte: O Globo - www.oglobo.com.br

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/morre-no-rioambientalista-ibsen-de-gusmao-camara-13444764#ixzz38LEiUo3F



MAIS LEITURAS:



http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/1942/almirante-ibsen-uma-vida-em-defesa-da-natureza-brasileira

Econotícias - Ministério do Meio Ambiente
http://www.ecoticiasbrasil.com/noticia/ibsen-de-gusma-pound-o-ca-cent-mara-pioneiro-do-ambientalismo-no-paa-shy-s-recebe-homenagem_868

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Meliponina - Mel de Abelhas Nativas - Comércio justo e solidário

A Meliponina trabalha dentro da filosofia do 
comércio justo e solidário

Meliponina

Esta é a marca empresarial dos méis de abelhas nativas sem ferrão produzidos por comunidades do Cerrado maranhense,  cujo trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com a Associação Maranhense para Conservação da Natureza (Amavida). 

Originário de um longo processo de articulação comunitária, a Meliponina veio como uma solução rápida para atender uma demanda de mercado de comunidades rurais enquanto o processo de consolidação de uma cooperativa não se finalize.
                
Qautoruem dirige

A Meliponina é uma empresa privada, cujos sócios são gestores do Projeto Abelhas Nativas, e se estabeleceu a partir de uma concordância entre os gestores do projeto e os produtores.

Pessoas
Embora seja uma empresa privada, a Meliponina é constituida de pessoas que lutam por um senso comum de justiça social, acesso livre ao mercado, sustentabilidade socioambiental, comércio justo. A empresa não visa o lucro, mas a garantia da sustentabilidade de processos produtivos baseado nas abelhas nativas em ferrão. 

http://www.meliponina.com.br/page_1.html

https://www.youtube.com/watch?v=V0JO4f4APgU#action=share

http://www.meliponina.com.br/

segunda-feira, 28 de julho de 2014

História de Ariano Suassuna: O Maior Produtor de Mel de Pernambuco


... "La no Recife estou cultivando um mentiroso. Ele me disse que o pai dele era o maior produtor de mel de abelha do Estado porque conseguiu fazer o cruzamento de abelha com vaga-lume e as mestiças trabalham de dia e de noite, a luz de velas. Não é uma maravilha!!!"

No Vídeo vá para o segmento de 1,17 min

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Homenagem a Ariano Suassuna




A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados".
Ariano Suassuna, Jornal da Semana, Recife, 20 de maio 1975



Alfabeto Sertanejo 
Tipografia baseada em ferros de marcar boi – desenvolvida por Ariano Suassuna

quarta-feira, 23 de julho de 2014

XI CONGRESO LATINOAMERICANO DE APICULTURA FILAPI 2014 - “RONDA INTERNACIONAL DE NEGOCIOS DE INSUMOS PARA LA INDUSTRIA APÍCOLA”





A APIME teve a honra de receber o Convite do Consulado da Argentina, extensivo a todos os Apicultores brasileiros, para participar do XI CONGRESO LATINOAMERICANO DE APICULTURA FILAPI 2014 - “RONDA INTERNACIONAL DE NEGOCIOS DE INSUMOS PARA LA INDUSTRIA APÍCOLA”, que acontecerá nos dias 04 e 05 de setembro de 2014.






sábado, 19 de julho de 2014

Palestra "Abelhas Nativas" - Jardim Botânico do Recife

A APIME convida você para participar da Palestra "Abelhas Nativas" que será ministrada no Jardim Botânico do Recife, dia 20/07/2014 (domingo), às 10 h dentro da programação do Ciclo de Palestras "Conversa Ambiental" daquela Instituição.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão