Vídeos

Visitas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Morre o Ambientalista Ibsen de Gusmão Câmara

Almirante Ibsen de Gusmão Câmara em entrevista ao GLOBO em 28/03/1988 - Guilherme Bastos / Agência O Globo

O almirante presidiu a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, participou do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e foi conselheiro de inúmeras organizações socioambientais. Ele também é considerado um dos fundadores do conservacionismo no Brasil.
Muito respeitado, ele liderou a campanha contra a caça de baleias no Brasil e também foi um grande defensor das Unidades de Conservação, com papel de destaque na criação de parques e reservas na Amazônia. A participação de Ibsen foi fundamental também na criação de Unidades de Conservação marinhas, como a Reserva Biológica Atol das Rocas, em 1979, o primeiro Parque Nacional Marinho do país.
Seu interesse e luta contra o desmatamento começou na juventude, quando comandou um flotilha de navios no rio Amazonas como militar da Marinha. Durante suas patrulhas pela região ele percebeu o avançado nível de desmatamento nas áreas por onde navegou. Desde então, passou a manter contato com organizações conservacionistas.
No livro "Água mole em pedra dura: dez histórias da luta pelo meio ambiente", de 2006, Marcos Sá Corrêa conta a história do almirante, que atuou também por Abrolhos, em 1983, e por Fernando de Noronha. Em dezembro de 2013 ele recebeu do Ministério do Meio Ambiente uma homenagem especial por sua dedicação às causas ambientais.
O ambientalista André Ilha lamentou a morte do almirante:
- Ele era um dos dinossauros da conservação da natureza no país, junto com outros nomes como Alceo Magnanini, Adelmar Coimbra Filho, Vanderbilt Duarte de Barros e Maria Tereza Jorge Pádua, uma geração que foi muito justamente celebrada no livro "Saudades do Matão" por seu trabalho em prol da biodiversidade e dos ecossistemas brasileiros. A melhor forma de reconhecermos a sua importância é levar adiante as suas bandeiras com o máximo empenho.
A jornalista e ambientalista Paula Saldanha também acredita que o legado do almirante não deve ser esquecido.
- É triste a perda do almirante Ibsen, grande batalhador das causas ambientais em nosso país, durante décadas. Seu exemplo de ambientalista ficará, com certeza, para todos nós - comentou Paula.

Fonte: O Globo - www.oglobo.com.br

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/morre-no-rioambientalista-ibsen-de-gusmao-camara-13444764#ixzz38LEiUo3F



MAIS LEITURAS:



http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/1942/almirante-ibsen-uma-vida-em-defesa-da-natureza-brasileira

Econotícias - Ministério do Meio Ambiente
http://www.ecoticiasbrasil.com/noticia/ibsen-de-gusma-pound-o-ca-cent-mara-pioneiro-do-ambientalismo-no-paa-shy-s-recebe-homenagem_868

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão