Vídeos

Visitas

domingo, 1 de junho de 2014

Um Registro da APIME para o Dia de Santa Rita de Cássia

Em março de 2014, representantes da APIME conheceram uma senhora de nome Lourdes, proprietária de um lindo local encravado na área urbana em Jardim Paulista - Paulista - PE. Uma verdadeira Reserva Ambiental do Município de 4 hectares (40.000 m2) de área verde onde ela mora em uma bela simples casa.
Mulher de muita Fé, religiosa Católica, deixa essa identidade em toda sua propriedade, começando pelo nome do Sítio, "Sítio Santa Rita". Também um santuário envolto por um jardim bem cuidado e no terraço do alpendre da casa um quadro de Santa Rita de Cassia fica em uma parede.
Ao ver o quadro de longe, ao fundo, perguntei: É um quadro de Santa Rita de Cássia?"  E ela muito empolgada e um tanto admirada responde que sim e diz ser devota da Santa. Diz que o dia Dela é 22 de maio. E nessa hora pergunto-lhe se  sabia de quem (profissional) a Santa era padroeira. Ela em silêncio pensou. E completei: A senhora sabia que dia 22 de maio é o Dia do Apicultor e que é por Santa Rita de Cássia?

Aí foi um sorriso só, onde fez questão de relatar a passagem da vida da Santa que quando ainda bebe foi levada ao campo pelos seus pais camponeses  e ao deixá-la no local de suas atividades teve seu corpo envolto de abelhas, que voavam em sua volta e colocavam mel em sua boca.
A simbologia religiosa do mel na boca é do entendimento grandioso de "conversação" com o Superior.
Daí foi quando propomos a Dona Lourdes que no Dia de Santa Rita de Cássia, na sua propriedade pudéssemos fazer sempre uma exposição sobre as abelhas no sentido de unir o ato religioso com um momento de conhecimento e contato com os seres que simbolizaram parte da vida de Santa Rita de Cássia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão