Vídeos

Visitas

domingo, 8 de junho de 2014

APIME participa o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas

O Ano de 2014 foi escolhido como Ano Internacional da Agricultura Familiar (ONU) e a APIME não poderia de deixar de realizar uma atividade para contribuir nesse processo de valorização desse importante setor produtivo que é a agricultura familiar.


Assim, a APIME apoiou e participou do I Encontro Estadual de Sementes Crioulas que ocorreu em Caruaru - PE, no dia 06 de junho de 2014, no Santuário das Comunidades.

Um dos coordenadores desse Encontro Estadual de Sementes Crioulas foi o sócio da APIME Luiz Aleixo, Lula do Mel.
Luiz Aleixo (Apime)


A APIME em sua participação deixou registrada a importância da conservação das abelhas nativas para a produção e manutenção das sementes crioulas como agentes polinizadores que são. Também anunciou a necessidade da proteção da Umburana de Cambão como planta chave para a manutenção dos meliponíneos da caatinga.
Dr. Celerino Carriconde em sua participação no Encontro.
 

O Encontro contou com a participação de 68 pessoas, integrantes de enidades não-governamentais (a maioria) e de entidades governamentais,  que  construíram a Carta do Encontro contendo posicionamentos e reivindicações.
 

No encerraamento do Evento teve um momento grandioso e belo que foi a troca das sementes crioulas entre os participantes.
Momento da troca de sementes. Entre as sementes que foram compartilhadas estavam as de milho, fava e maracujá peroba.





Informações sobre a Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco: http://www.santuariodascomunidades.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão