Vídeos

Visitas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Consulta Pública sobre Animais Ameaçados podem incluir abelhas

O Ministério do Meio Ambiente está fazendo consulta pública, pela internet, com o objetivo de atualizar a base de dados das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, nas Unidades de Conservação Federal,  através de contribuições de pesquisadores e centros de pesquisas.
Com essa atualização será publicado o novo Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais.

O prazo é até 13 de abril de 2012 para o recebimento das contribuções. No  site do Ministério do Meio Ambiente encontra-se um formulário para ser preenchido on-line.
O formulário encontra-se no seguinte endereço:

No atual Atlas encontram duas espécies de abelhas ameaçadas de extinção:
                                Abelha - Xylocopa (Diaxylocopa) truxalipécies
                                Abelha - Exomalopsis (Phanomalopsis) atlantica


A APIME recomenda aos meliponicultores que divulguem essa  Consulta Pública entre pesquisadores  da área para que, esses eventualmente tendo alguma informação sobre abelhas ameaçadas em áreas de Unidades de Conservação Federal, possam contribuir com o referido Atlas.

APIME

Abaixo postamos notícia do Blog Ciência e Meio Ambiente referente ao assunto.

Consulta pública sobre animais ameaçados

Postagem do Blog Ciência e Meio Ambiente - POSTADO ÀS 14:58 EM 14 DE Março DE 2012
Publicado no Jornal do Commercio, em 14 de março de 2011.

Das 627 espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, 313 (50%) são encontradas em áreas protegidas pelo governo federal. Para ampliar a lista, publicada ano passado, o Ministério do Meio Ambiente está fazendo consulta pública, pela internet. A ideia é atualizar a base de dados com a ajuda on-line de pesquisadores.
Até 13 de abril, especialistas em grupos de animais e plantas podem incluir registros. Acesse aqui o formulário da fauna e aqui o da flora. O colaborador deve informar o nome completo, instituição a que está vinculado, e-mail e telefone.
A primeira lista também contou com a ajuda de pesquisadores, mas apenas os diretamente consultados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao ministério.
“Agora, queremos ampliar a participação das comunidades científica e acadêmica na confecção do novo atlas”, declara a responsável pelo setor de Análise e Prognóstico da coordenação-geral de Manejo para Conservação do ICMBio, Gabriela Leonhardt.
O Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais lista espécies de répteis, aves, invertebrados aquáticos, invertebrados terrestres, mamíferos, peixes e répteis. Embora relacione bichos de todos os grupos, concentra a chamada “fauna carismática”. É que quase 80% dos registros é de aves e mamíferos.
A mata atlântica é o ecossistema com mais registros, totalizando 168 espécies, seguida da região costeira e marinha (107), cerrado (65), caatinga (41), amazônia (32), pantanal (11) e pampa (1). Em relação às categorias de espécies ameaçadas, 36,8% estão criticamente em perigo, 47,9% em perigo de extinção. O restante é “vulnerável.”
A unidade com maior fauna ameaçada na mata atlântica é a Reserva Biológica de Sooretama, no Espírito Santo, com 33 registros. Essa é também a área protegida com mais espécies ameaçadas. A segunda é a Estação Ecológica de Murici (AL) e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), ambas com 32 espécies da fauna ameaçada.
Em Pernambuco, há nove unidades de conservação federais: Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, APA Costa dos Corais, APA de Fernando de Noronha, Floresta Nacional de Negreiros, Parque Nacional do Catimbau, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Reserva Biológica (Rebio) Pedra Talhada, Rebio Serra Negra e Rebio de Saltinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão