Vídeos

Visitas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Calourada da UFRPE visita Meliponário da APIME

Calouros do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entrada -  2º Semestre de 2011,  visitaram (15.08) o Meliponário da APIME no Parque Dois Irmãos - Recife - PE.


A parceria firmada entre a APIME e o Diretório de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco tem rendido bons frutos. A visita dos estudantes recém chegados à Universidade oportuniza a els o conhecimento sobre as abelhas nativas em seus diversos aspectos. É uma estratégia para que jóvens estudantes possam ter no início do curso uma visão voltada a proteção ambiental e de questionamento sobre práticas de produção agrícola do modelo tradicional que utiliza insumos como agrotóxicos e adubações químicas.

Na apresentação "Meliponicultura na Agricultura Familiar" foi possível abordar assuntos desde a diversidade dessas abelhas, noções de biologia à formas de manejo, de sua importância como polinizadores à preocupação com as alterações do Código Florestal Brasileiro que está em discussão atualmente no Senado.
Se deu ênfase a Agroecologia como Ciência a ser estudada pelos alunos do Curso de Agronomia.

Túlio que faz parte da Diretoria do D.A de Agronomia fez uma abordagem sobre a importância das abelhas e sua relação com as práticas "alternativas" de produção agrícola, livres de agrotóxicos.


A APIME agradece ao Diretório Acadêmico de Agronomia na pessoa de Túlio e de Benoni pelo esforço na condução dos trabalhos e na efetivação dessa parceria com a APIME.

2 comentários:

  1. Amigos da APIME,

    parabéns pelo trabalho em defesa das abelhas nativas,com certeza,esses estudanteconhecendo mais de perto as asf,passarão a defende-las e a respeitar a natureza.

    Abraço.
    paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. A agressão ao meio ambiente tem chamado a atenção das autoridades do mundo inteiro. Os homens estão destruindo aquilo que é mais sublime em suas vidas. Muitos pela ignorância, não sabem o desequilíbrio que estão causando ao ecossistema. Como a "Natureza" é sábia por convicção; enquanto o homem destrói, os insetos reconstroem. A abelha é o principal inseto responsável nesse processo de recuperação e por esta razão devem-se estimular os jovens estudantes não só de agronomia, mais de outros cursos... Terem o conhecimento sobre as abelhas nativas em seus diversos aspectos. É importante também compartilhar esse saber adquirido na “Universidade” com as pessoas que convivem com a natureza “Zona Rural”, pois com certeza a médio ou a longo prazo, mudarão o hábito de muita gente; haja visto que o processo de conversão começa pela tomada de consciência.

    Paulo Evangelista de Medeiros
    pauloevangelista10@gmail.com
    São Paulo do Potengi-RN 19/08/2011

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão