Vídeos

Visitas

sábado, 14 de maio de 2011

Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco visitam Meliponário da APIME


Nesta quarta-feira, dia 11 de maio de 2011, estudantes da disciplina Prática de Ensino de Ciências do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco tiveram atividade acadêmica no meliponário didático da APIME no Parque Dois Irmãos.

  




Inicialmente, no teatro do Parque Dois Irmãos, foi ministrada aula teórica sobre noções de meliponicultura, com ênfase na importância das abelhas como agentes polinizadores  e para agricultura familiar.
  



Foi destribuido folder da APIME "O CÓDIGO da vida É NÃO ALTERAR O CÓDIGO florestal" e debatido as conseqüências negativas para as abelhas nativas das possíveis alterações propostas para o Código Florestal em discussão na Câmara Federal.
Em seguida, o grupo de 35 alunos foi visitar o Meliponário onde tiveram possibilidade de conhecer a espécie uruçu (Melipona scutellaris) e moça branca e verificar o interior das colméias, passando a conhecer a estrutura dos  seus ninhos.


 














A proposta dessa atividade foi da professora da disciplina, Carmem Farias, cujo objetivo foi desenvolver junto aos alunos, temas e conceitos de ensino de ciências e demonstrar a potencialidade do meliponário no promoção de trabalhos de educação ambiental.


Essa vivência dos alunos, na aula teórica e na visita ao meliponário,  será base para realização de trabalho de avaliação da referida disciplina.  
  
Agradecemos à Professora Carmem pelo convite feito a APIME para participar desse momento de diálogo e formação junto aos seus alunos.


Esperamos que no próximo semestre possamos estar recebendo novas turmas visitando nosso meliponário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para a APIME.

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas

Umburana - "Pau de Abelha" - Proteger a umburana é conservar as abelhas nativas
Uma jovem planta de umburana de cambão